domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Criticado: Vapiano - Ribeirão Preto


Tipo de negócio: Restaurante Italiano Contemporâneo

Endereço:  Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2331, Jd Canadá

Ribeirão Preto




Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home


O restaurante Vapiano traz um conceito internacional diferenciado de alimentação coletiva. Inaugurado há poucos meses o local tem atraído diversos consumidores em especial àqueles Ribeirão Pretanos que estão entediados com mais do mesmo na cidade (Venham morar em Araras é o que eu digo)

O site internacional do Vapiano define o local como: "Definindo o futuro de casual refrescante - um novo nicho na indústria de restaurantes - O Vapiano é um conceito Euriopeu inovativo servindo pizzas a mão feitas na hora, macarrão artesanal fresco  e saladas gourmet feitas a mão (Uma alusão talvez a culinária nem sempre atrativa de Jamie Oliver de 'botar a mão na massa', no molho, e em tudo mais). Um conceito estabelecido em mais de 120 localizações ao redor do globo em 26 países e outros muito mais em desenvolvimento. O Vapiano dá uma nova cara a experiência de comer fora com sua decoração rebuscada italiana e moderno serviço ao cliente.

Nesse mesmo site existe um feedback de um cliente que diz que: "O Vapiano é um restaurante rápido e casual com um diferencial - os clientes usam um cartão com chip para fazer seus pedidos de comida ou bebida em estações individuais. Com essa inovativa tecnologia, o Vapiano vai mudar a maneira que os restaurantes fazem negócio! (Cliente empolgado esse!)

Bom...chega de bajulação e vamos ao que interessa!

Acessibilidade: 4 pontos

O estabelecimento tem boa localização, porém não tem estacionamento próprio e em vista de sua ampla capacidade para clientes a avenida onde o restaurante se encontra não comporta o volume de carros sem fazer com que você tenha que estacionar na Conchinchina e andar de salto até lá ou no meu caso, tomar chuva. Talvez um Vallet pelo menos fosse bem, principalmente considerando o nível sócio econômico do público alvo. (Errata: O local possui um local para estacionar ao lado com manobrista)

Salão principal do Vapiano: Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home



Ambiente: 5 pontos

Agora, que a verdade seja dita, em termos estruturais do que vai da arquitetura à decoração o Vapiano supera expectativas e deixa você se sentindo uma Rock Star. Pé direito alto, todo de vidro, tudo novinho em folha e tecnologia de ponta são as primeiras impressões do local. Ar condicionado de teto nem quente demais, nem frio demais, boa iluminação, música ambiente em volume ideal que possibilita ao cliente identificar a música e ainda assim conversar normalmente com suas companhias. Em relação a decoração, tudo muito clean e simples, mesas altas de madeira, cadeiras estofadas e simpáticos vasinhos de ervas sobre as mesas. O Vapiano atinge 5 pontos em ambiance com maestria.

Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home



Atendimento: 3 pontos

Vamos ao atendimento, ahhhh...o atendimento...De maneira geral foi bom porém não sem os deslizes inerentes ao local onde se encontra esse Vapiano em particular: O Brasil. Chegamos por volta de 20hs e tinha um número razoável de pessoas no local. Logo na entrada existe um stand que serve como caixa e local onde se encontra a Hostess que entrega o cartão. Esse cartão possui um número e nele será registrado tudo que você consumir. Considerando que fomos lá através de uma indicação e que eu havia dado uma fuçada no site eu sabia mais ou menos como funcionava porém não sabia a fundo e a hostess nos deu o cartão e nos deixou ao Deus dará. Bom...o lugar é 'novo', é bem diferente do que se encontra normalmente e acho complicado não perguntar ao cliente se ele conhece como funciona a casa. PRINCIPALMENTE porque além de ser bela e formosa, essa é a função da hostess, certo? Mas enfim...penamos um pouco mas de maneira geral as coisas fluem intuitivamente. As mesas são coletivas,   o que é bem diferenciado, interessante e facilita no caso de casa cheia. Um número suficiente de garçons circula pelo local e caçamos (Estou praticamente mudando meu nome pra Buffy: A caçadora de garçons) um pra tirar as dúvidas que foi muito solicito e nos deu uma visão geral de como funcionava o serviço. Nas estações o atendimento foi agradável e a pessoa que preparava os pratos simpática e solicita. Houve entretanto um problema com o cardápio.
Eu entendo que em uma franquia procura-se manter ao máximo a identidade e a padronização do local. Mas não acho que escrever tudo em italiano no cardápio tenha sido a idéia da laranja mais esperta do pomar. Fui pedir minha Cesare insalata, e pronunciei no meu mais rebuscado sotaque italiano falso e provavelmente errado e a atendente me perguntou: 'Ceasar?'. Quase entrei novamente na indagação de outrora no McDonalds quando quase saí no tapa com uma atendente que repetia iorgute (sic - Em swahili talvez) de um lado do balcão enquanto que eu, por um questão de honra repetia iogurte. Primeiro, se o cliente tivesse falado Salada do Cézinha, ela deveria ter no máximo pedido pra ele apontar no cardápio. Segundo, se está escrito Cesare no cardápio, é Cesare e pronto. (E isso gerou um parágrafo...ó céus). 
Na fila do macarrão novamente o problema com o cardápio...vi inúmeras pessoas tendo a mesma dificuldade antes vivenciada por mim, tentando apontar o prato que queriam para a atendente que quase caia dentro da panela Wok em uma tentativa de auxiliar o cliente.
 

Estação de Pasta:Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home


Tempo: 4 pontos

O Vapiano é uma conexão entre o básico e manual com o automatizado top de linha, por exemplo, o macarrão é feito manualmente (inclusive numa parte fechada por vidro através do qual você pode acompanhar o processo), e o cozimento do mesmo macarrão é feito em um recipiente que é imerso em água após o toque de um botão. A Bruschetta e a salada que pedimos inicialmente foi preparada imediatamente e servida rapidamente. Já as bebidas demoraram um pouco mais do que eu esperaria visto que misturar ingredientes líquidos e chacoalhar não requer capacidade intelectual ou física avançadas. E por fim as pastas (macarronadas) que pedimos também são preparadas ao vivo, não tinha fila e foi relativamente rápido.


Cardápio e Cartões para pedido. Fonte: Acervo pessoal


Qualidade: 4 pontos


Pedimos um Apleetinni (Porque sempre tive vontade vendo o Alan Harper de Two and a Half Man) que estava uma delícia e com sabor marcante de maçã verde e um Cosmopolitan que deixou um pouco a desejar (Em termos de Cranberry e ácido ou seja, tudo que compõe um bom Cosmopolitan - Carrie Bradshaw e sua trupe não ficariam satisfeitas).
Pedimos um macarrão penne ao pesto e um tagliatele Filleto de manzo e rucola (Tiras de filé mignon, cogumelos, rúcula zuchini, cenoura e vinho branco). O macarrão ao pesto estava realmente muito bom, massa ao dente e o pesto bem balanceado e saboroso. Já o outro prato foi bem mediano em termos de textura, sabor e etc. Os ingredientes foram cozidos no fundo de uma panela Wok, bem como os de todas as outras pastas, mas jogar uma taça de vinho sobre outros ingredientes que também juntam água (o que foi uma tentativa de uma redução de vinho branco) resultou numa desagradável sopinha insossa no fundo do meu prato que não era exatamente o que eu esperava. Fiquei na expectativa de provar as pizzas numa próxima ocasião que estavam bem apetitosas e mantenho minha opinião (já desde outras experiências passadas) de que fazer um excelente macarrão em 3 a 4 minutos, sem molho pronto é uma tarefa que até então não vi bem cumprida.


Filetto de Manzo e Rucola. Fonte: Acervo Pessoal
Penne ao pesto. Fonte: Acervo Pessoal










Appletinni. Fonte: Acervo Pessoal
Bruscheta e Insalata Cesare. Fonte: Acervo Pessoal


Preço: $$$


O Vapiano crava a liderança com 20 pontos e portanto 4 estrelas!



Quer saber como essa avaliação foi feita?
http://www.criticaalimentacao.blogspot.com.br/2013/02/expectativa-vs-realidade.html


O que vocês acham?
Bem interessante a experiência no Volpiano, não?!



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Criticado: Padaria e Confeitaria Felicitá - Piracicaba - Fechado

Tipo de negócio: Padaria, confeitaria e café

Endereço: Avenida Torquato da Silva Leitão, 505, São Dimas

Piracicaba





A padaria Felicitá é um estabelecimento que abriu num espaço novo na Avenida Torquato Leitão, do outro lado da rua da academia Position, em Piracicaba. Nesse espaço encontram-se também uma filial do O Boticário, uma loja de suplementos e uma Doceria Choco Claire. Fui lá para tomar café da manhã no Sábado após colher exame de sangue, ou seja, faminta :)

Acessibilidade: 5 pontos

O estabelecimento tem boa localização e estacionamento próprio relativo ao espaço onde se encontra.

Ambiente: 2 pontos


O local é bonito e bem arrumado, possuindo um deck externo com mesas e parte interna. No momento em que fui a padaria recebia sol de frente e por isso sentamos na parte de dentro onde havia um ar condicionado que estava desligado, de maneira que o ambiente estava, basicamente, um forno. Questionamos a atendente a respeito do ar condicionado e ela respondeu que se encontrasse o controle, ligaria o aparelho. Alguns minutos depois ele foi ligado, melhorando significativamente a temperatura local.


Atendimento: 2 pontos


De maneira geral, o atendimento lá foi um pouco caótico, provavelmente por ser recente e ainda não estar bem solidificado, haviam três pessoas trabalhando no local e somente mais duas pessoas em uma mesa e mesmo assim foi complicado. Apesar de educada, nenhuma das atendentes atendeu prontamente a mesa e notei um pouco de confusão e inexperiência em diversos momentos do atendimento. Assim que nos sentamos, não haviam cardápios a vista e a atendente não nos trouxe um, de maneira que tive que levantar para procurá-lo, bem como para fazer o meu pedido. Acredito que locais que tem mesas pressupõe que alguém atenda o cliente na mesa. 

Tempo: 2 pontos

O pedido que era muito simples, um misto quente com tomate e orégano e um pão na chapa, um cappuccino e um chocolate quente demorou cerca de 30 minutos para ficar pronto e cerca de 15 minutos depois do pedido a atendente veio perguntar qual seria o tipo de pão, francês ou de forma, dando a entender que nem tinha começado a preparar o pedido. Ao trazer os pedidos, pediu desculpas pois estava sozinha.

Qualidade: 2 pontos

No quesito qualidade, achei que os produtos estavam na média. Os pães um pouco secos e o meu bauru de tomate com orégano veio sem tomate mas foi cobrado como misto quente simples pelo menos. Além do que quando trouxe as bebidas na mesa, a garçonete as trocou, sendo que quando fui experimentar a minha, era o cappuccino e não o chocolate quente. Além disso, sempre que peço chocolate quente, imagino algo mais cremoso e espesso e o que recebi foi o leite passado pela máquina do espresso pra formar espuma com chocolate simples.

Apesar de todos os problemas, espero que com o tempo a Padaria Felicitá invista no treinamento dos funcionários e em solucionar os contratempos que atrapalharam um pouco nossa visita lá. Afinal, o bom atendimento é fator chave para boas experiências gastronômicas, certo?!

Nessa avaliação em especial, a Padaria Felicitá leva 2 estrelas:


Quer saber como essa avaliação foi feita?
http://www.criticaalimentacao.blogspot.com.br/2013/02/expectativa-vs-realidade.html



O que vocês acham?
Já conhecem a Padaria e Confeitaria Felicitá?!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O criticado: Assaggio Prestinaria - Piracicaba

Tipo de negócio: Padaria, confeitaria, café e bistrô

Endereço: Rua Boa Morte, 2129, Centro

Piracicaba





Para quem não conhece o Assaggio é um negócio já bem estabelecido em Piracicaba, sempre movimentado e conhecido principalmente por sua famosa coxinha, apesar de eu pessoalmente gostar mais do crespinho de milho recheado com mussarela, que é divino. Além disso serve uma infinidade de bebidas quentes, sucos, shakes e frozens, bem como sanduíches, pratos e sobremesas. Além disso, pra quem quer levar um pãozinho quente e leite pro dia seguinte existe a opção da padaria e confeitaria.



Acessibilidade: 4 pontos

O estabelecimento tem boa localização e os arredores são relativamente seguros para se estacionar. No entanto, quando o movimento é grande, fica difícil estacionar perto e o local não tem estacionamento próprio



Ambiente: 5 pontos

O local tem decoração rústica charmosa com boa iluminação, a não ser nas mesas mais ao fundo. Próximo ao banheiro onde o ambiente é um pouco escuro. Em relação a ventilação tem ventiladores bem distribuídos e no inverno aquecedores.

Ambiente:2 pontos

O atendimento do Assaggio divide minha opinião, nessa última vez que visitei o local sentei em uma das mesas do fundo (no caminho do banheiro) e tive que levantar para chamar um garçom para nos atender, quando questionei quem era o garçom que servia as mesas do fundo, ele me respondeu que não era ele, mas que nos atenderia. Detalhe para o fato de que o local estava movimentado no momento, mas não cheio. Mais tarde, recebemos o atendimento do garçom que ficaria com nossa mesa, muito educado e simpático e o atendimento melhorou. No entanto, acho muito insatisfatório que o cliente tenha que buscar o garçom pra conseguir um simples cardápio

Tempo:2 pontos

Fora o tempo de espera pelo garçom, como pedimos salgados que são relativamente simples eles vieram rapidamente, no entanto, vieram antes das bebidas, que demoraram pelo menos quinze minutos para ficarem prontas. Resultado? Salgados frios ou bebidas depois de comer. E foi o que aconteceu, quando as bebidas chegaram já havíamos terminado de comer. Depois de toda a espera, fomos ao caixa pagar a conta e fomos atendidas prontamente.

Qualidade:4 pontos

Como de costume, no quesito qualidade o Assaggio não deixa a desejar, os salgados, uma coxinha e um crespinho de milho, estavam quentinhos e deliciosos, apesar da falta de sincronia com as bebidas que também estavam muito boas, um 'suco dos namorados' de laranja com morango, aprovado para quem quiser experimentar e um Shake frozen de cappuccino, que estava um pouco doce demais, ficando enjoativo, já que leva bastante calda de chocolate no fundo.

Preço: $$$


Nessa avaliação em especial, o Assagio leva 3 estrelas:




O que vocês acham?
Como foi a experiência de vocês no Assagio?!


<iframe src="https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m18!1m12!1m3!1d1839.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que significa criticar?

O que é Crítica
É comum termos uma visão negativa do termo ‘criticar’. O crítico é frequentemente considerado uma pessoa egocêntrica e no português claro: Chata.

Por definição, a palavra crítica, que advém do grego crinein significa separar, avaliar ou julgar o mérito de algo. 


Através de seus conhecimentos, o crítico busca avaliar algo, seja um livro, um filme, uma peça, um local para assim permitir que pessoas com menos tempo ou conhecimento avaliem se querem ou não ler o livro, ver o filme, assistir a peça ou visitar o local.
Entretanto, para que uma crítica seja válida, a pessoa que critica não pode oferecer uma visão puramente subjetiva, ou seja, opinar com base em aspectos que reflitam seu gosto e sua identificação pessoal com o que está sendo criticado, afinal, já dizia o ditado: ‘Gosto não se discute’. Deve, portanto, embasar sua opinião com aspectos objetivos que refletem uma racionalidade a partir de um padrão com a qual o criticado é comparado.
Da mesma maneira que um filme, para ser considerado bem feito pela maioria das pessoas deve ter um enredo bem construído, personagens densos que escapem dos clichês, bons atores e uma boa direção, o valor de um  bom restaurante pode ser encontrado considerando uma boa localização, um ambiente agradável, bom atendimento e bons produtos.
Além disso, é necessário avaliar o fim ao qual se destina o local, de modo que um filme estilo comédia romântica que tem como objetivo divertir e distrair o público e um drama que tem como meta levantar questionamentos profundos pessoais, não podem ser comparados de maneira justa, muito embora se ambos não forem bem sucedidos em seus propósitos, podem ser igualmente considerados ruins.


  • De qualquer maneira, as críticas devem sempre respeitar o criticado no que diz respeito a educação, bem como às opiniões alheias. Assim, se alguém gostou de um filme, música, restaurante etc. e você não, não é de bom tom desmerecer essa opinião, pois estará indiretamente desmerecendo a parte da pessoa que se identificou com isso.

    O que não fazer by Chef Gordon Ramsey:



  • "Ser gentil não é hipocrisia ou ser ‘politicamente correto’, é respeitar o outro."

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Expectativa vs. Realidade


 Bem vindo ao Blog Crítica Culinária



Sempre que escolhemos um estabelecimento que oferece um serviço que nos interessa, todos criamos expectativas de sermos bem atendidos com um mínimo de cortesia e educação, partindo do princípio que tais estabelecimentos dependem de seus clientes e das conexões destes com outras pessoas que eventualmente trazem prestígio e sucesso à um negócio: O famoso boca a boca. Além disso, esperamos receber o produto que nos foi oferecido, seja por meio de anúncios, jornais, cardápios e quando essas expectativas não são atendidas isso frequentemente gera uma sensação de que o investimento não foi válido.


Quem aqui nunca foi a um restaurante de fast food e salivou com imagens de um lanche enorme e acabou recebendo pão e salada murcha com um hamburguer metade do tamanho anunciado? O resultado: Frustração e péssima publicidade.









Mas como saber de antemão se um local oferece de fato o que seu marketing ou até mesmo sua fachada anuncia?





No exterior, os críticos de comida representam uma profissão aclamada que procura oferecer dados subjetivos e objetivos que possibilitem ao consumidor avaliar o benefício de visitar uma unidade de alimentação, seja um restaurante, uma lanchonete ou um bar.




Dentre os parâmetros subjetivos podemos considerar aqueles que são completamente dependentes do público que os procura, de modo que não podemos criticar determinado local por não ter um ambiente formal se o público alvo deste local é voltado pra adolescentes. É possível, no entanto, redirecionar o público que procura algo mais refinado ou até mesmo poupar os jovens de uma noite entediante em um restaurante.

Entretanto, independente do público, um local quente, barulhento e com péssimo atendimento não é aceitável para a grande maioria dos consumidores perfazendo assim os parâmetros objetivos.

Assim, os parâmetros objetivos que serão considerados para cada estabelecimento serão:

Acessibilidade: Localização, facilidade e segurança de estacionamento nos arredores do local
Ambiente: Adequação do ambiente do local ao proposto relativo a temperatura, acolhimento e nível de barulho
Atendimento: Cortesia dos garçons e demais funcionários da casa
Tempo: Tempo de atendimento pelos garçons, tempo para preparação dos pratos e para obtenção da conta
Qualidade: Adequação das preparações em relação ao que foi proposto pelo cardápio do local, acurácia entre o que foi pedido e o recebido (pratos ou bebidas erradas)


Cada parâmetro será graduado de 1 a 5 pontos, sendo:

1: Completamente insatisfatório
2: Parcialmente insatisfatório
3: Regular
4: Bom
5: Excelente


Ao final da avaliação o estabelecimento receberá a familiar avaliação de estrelas de 1 a 5 estrelas, sendo:

1 estrela: 5 pontos
2 estrelas: 10 pontos
3 estrelas: 15 pontos
4 estrelas: 20 pontos
5 estrelas: 25 pontos


Sempre que pertinente informações subjetivas serão adicionadas a cada categoria, sendo estas opiniões pessoais e variáveis de acordo com o contexto de cada um.

Gostaria de salientar ainda, que todas as informações oferecidas representam a opinião pessoal da autora com o objetivo de facilitar a seleção e satisfação do consumidor frente aos serviços oferecidos em determinada região.

Comentários e opiniões dos consumidores são sempre bem vindos!

Obrigada
:)