Tipo de negócio: Restaurante Italiano Contemporâneo
Endereço: Avenida José Adolfo Bianco Molina, 2331, Jd Canadá
Ribeirão Preto
![]() |
Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home |
O restaurante Vapiano traz um conceito internacional diferenciado de alimentação coletiva. Inaugurado há poucos meses o local tem atraído diversos consumidores em especial àqueles Ribeirão Pretanos que estão entediados com mais do mesmo na cidade (Venham morar em Araras é o que eu digo)
O site internacional do Vapiano define o local como: "Definindo o futuro de casual refrescante - um novo nicho na indústria de restaurantes - O Vapiano é um conceito Euriopeu inovativo servindo pizzas a mão feitas na hora, macarrão artesanal fresco e saladas gourmet feitas a mão (Uma alusão talvez a culinária nem sempre atrativa de Jamie Oliver de 'botar a mão na massa', no molho, e em tudo mais). Um conceito estabelecido em mais de 120 localizações ao redor do globo em 26 países e outros muito mais em desenvolvimento. O Vapiano dá uma nova cara a experiência de comer fora com sua decoração rebuscada italiana e moderno serviço ao cliente.
Nesse mesmo site existe um feedback de um cliente que diz que: "O Vapiano é um restaurante rápido e casual com um diferencial - os clientes usam um cartão com chip para fazer seus pedidos de comida ou bebida em estações individuais. Com essa inovativa tecnologia, o Vapiano vai mudar a maneira que os restaurantes fazem negócio! (Cliente empolgado esse!)
Bom...chega de bajulação e vamos ao que interessa!
Acessibilidade: 4 pontos
O estabelecimento tem boa localização, porém não tem estacionamento próprio e em vista de sua ampla capacidade para clientes a avenida onde o restaurante se encontra não comporta o volume de carros sem fazer com que você tenha que estacionar na Conchinchina e andar de salto até lá ou no meu caso, tomar chuva. Talvez um Vallet pelo menos fosse bem, principalmente considerando o nível sócio econômico do público alvo. (Errata: O local possui um local para estacionar ao lado com manobrista)
![]() |
Salão principal do Vapiano: Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home |
Agora, que a verdade seja dita, em termos estruturais do que vai da arquitetura à decoração o Vapiano supera expectativas e deixa você se sentindo uma Rock Star. Pé direito alto, todo de vidro, tudo novinho em folha e tecnologia de ponta são as primeiras impressões do local. Ar condicionado de teto nem quente demais, nem frio demais, boa iluminação, música ambiente em volume ideal que possibilita ao cliente identificar a música e ainda assim conversar normalmente com suas companhias. Em relação a decoração, tudo muito clean e simples, mesas altas de madeira, cadeiras estofadas e simpáticos vasinhos de ervas sobre as mesas. O Vapiano atinge 5 pontos em ambiance com maestria.
Atendimento: 3 pontos![]() |
Fonte: http://www.vapianobrasil.com.br/home |
Vamos ao atendimento, ahhhh...o atendimento...De maneira geral foi bom porém não sem os deslizes inerentes ao local onde se encontra esse Vapiano em particular: O Brasil. Chegamos por volta de 20hs e tinha um número razoável de pessoas no local. Logo na entrada existe um stand que serve como caixa e local onde se encontra a Hostess que entrega o cartão. Esse cartão possui um número e nele será registrado tudo que você consumir. Considerando que fomos lá através de uma indicação e que eu havia dado uma fuçada no site eu sabia mais ou menos como funcionava porém não sabia a fundo e a hostess nos deu o cartão e nos deixou ao Deus dará. Bom...o lugar é 'novo', é bem diferente do que se encontra normalmente e acho complicado não perguntar ao cliente se ele conhece como funciona a casa. PRINCIPALMENTE porque além de ser bela e formosa, essa é a função da hostess, certo? Mas enfim...penamos um pouco mas de maneira geral as coisas fluem intuitivamente. As mesas são coletivas, o que é bem diferenciado, interessante e facilita no caso de casa cheia. Um número suficiente de garçons circula pelo local e caçamos (Estou praticamente mudando meu nome pra Buffy: A caçadora de garçons) um pra tirar as dúvidas que foi muito solicito e nos deu uma visão geral de como funcionava o serviço. Nas estações o atendimento foi agradável e a pessoa que preparava os pratos simpática e solicita. Houve entretanto um problema com o cardápio.
Eu entendo que em uma franquia procura-se manter ao máximo a identidade e a padronização do local. Mas não acho que escrever tudo em italiano no cardápio tenha sido a idéia da laranja mais esperta do pomar. Fui pedir minha Cesare insalata, e pronunciei no meu mais rebuscado sotaque italiano falso e provavelmente errado e a atendente me perguntou: 'Ceasar?'. Quase entrei novamente na indagação de outrora no McDonalds quando quase saí no tapa com uma atendente que repetia iorgute (sic - Em swahili talvez) de um lado do balcão enquanto que eu, por um questão de honra repetia iogurte. Primeiro, se o cliente tivesse falado Salada do Cézinha, ela deveria ter no máximo pedido pra ele apontar no cardápio. Segundo, se está escrito Cesare no cardápio, é Cesare e pronto. (E isso gerou um parágrafo...ó céus).
Na fila do macarrão novamente o problema com o cardápio...vi inúmeras pessoas tendo a mesma dificuldade antes vivenciada por mim, tentando apontar o prato que queriam para a atendente que quase caia dentro da panela Wok em uma tentativa de auxiliar o cliente.
O Vapiano é uma conexão entre o básico e manual com o automatizado top de linha, por exemplo, o macarrão é feito manualmente (inclusive numa parte fechada por vidro através do qual você pode acompanhar o processo), e o cozimento do mesmo macarrão é feito em um recipiente que é imerso em água após o toque de um botão. A Bruschetta e a salada que pedimos inicialmente foi preparada imediatamente e servida rapidamente. Já as bebidas demoraram um pouco mais do que eu esperaria visto que misturar ingredientes líquidos e chacoalhar não requer capacidade intelectual ou física avançadas. E por fim as pastas (macarronadas) que pedimos também são preparadas ao vivo, não tinha fila e foi relativamente rápido.
![]() |
Cardápio e Cartões para pedido. Fonte: Acervo pessoal |
Pedimos um Apleetinni (Porque sempre tive vontade vendo o Alan Harper de Two and a Half Man) que estava uma delícia e com sabor marcante de maçã verde e um Cosmopolitan que deixou um pouco a desejar (Em termos de Cranberry e ácido ou seja, tudo que compõe um bom Cosmopolitan - Carrie Bradshaw e sua trupe não ficariam satisfeitas).
Pedimos um macarrão penne ao pesto e um tagliatele Filleto de manzo e rucola (Tiras de filé mignon, cogumelos, rúcula zuchini, cenoura e vinho branco). O macarrão ao pesto estava realmente muito bom, massa ao dente e o pesto bem balanceado e saboroso. Já o outro prato foi bem mediano em termos de textura, sabor e etc. Os ingredientes foram cozidos no fundo de uma panela Wok, bem como os de todas as outras pastas, mas jogar uma taça de vinho sobre outros ingredientes que também juntam água (o que foi uma tentativa de uma redução de vinho branco) resultou numa desagradável sopinha insossa no fundo do meu prato que não era exatamente o que eu esperava. Fiquei na expectativa de provar as pizzas numa próxima ocasião que estavam bem apetitosas e mantenho minha opinião (já desde outras experiências passadas) de que fazer um excelente macarrão em 3 a 4 minutos, sem molho pronto é uma tarefa que até então não vi bem cumprida.
![]() |
Appletinni. Fonte: Acervo Pessoal |
Preço: $$$
O Vapiano crava a liderança com 20 pontos e portanto 4 estrelas!
![]() |
Quer saber como essa avaliação foi feita? http://www.criticaalimentacao.blogspot.com.br/2013/02/expectativa-vs-realidade.html |
Tive a infelicidade de ir neste local apenas duas vezes e definitivamente não daria 4 estrelas. Quiçá daria 2! Em todos os item que você considera, o estacionamento merecia no máximo 1 ponto. A não ser que chegue às cinco da tarde para o jantar, é simplesmente impossível parar perto. O mais próximo que cheguei nas duas vezes que fui, foi na praça do outro lado da avenida, cheia de muleques baderneiros que metiam medo aos pedestres.
ResponderExcluirO ambiente, concordo, bem organizado e bonito, porém, ao meu ver, mais parecido com um shopping do que um restaurante aconchegante, que ao meu ver, é um ponto negativo.
De fato, os garçons são bem solícitos e no meu caso, a hostess explicou como funcionava a casa (talvez vc não tenha a minha cara de perdida quando chega à um lugar novo).
O tempo foi o que me matou. Se tivesse classificação -10 eu daria. Fiquei uma hora esperando meu macarrão. 50 minutos só na fila. Achei péssimo esperar tudo aquilo, porque eu, com fome, fico de muito mau humor. Haviam me dito que o express food era o intuito do lugar e por isso não estava esperando ficar em pé, 50 minutos, na fila (que falta um garçom, mesmo que muito ruim, me fez!).
E por fim, a qualidade não é lá essas coisas. Pelo preço, acho que poderia ser bem melhor. E a porção não serve duas pessoas e olha que não sou de comer muito. Então fiquei beeeem desapontada.
Sei que neste blog a opinião é da autora, mas quis deixar aqui também uma minha, pra acrescentar um novo ponto de vista!
O blog está demais! Parabéns!!!
Bom, Vicky, em resposta ao seu comentário muito bem colocado, acho que se formos 20 vezes ao mesmo restaurante num período de tempo dificilmente (a menos que a gerência não seja lá muito esperta) teremos os mesmos pontos para as categorias. Os cincos pontos que dei para o ambiente tem relação com a adequação do local a sua proposta que é diferente da de um restaurante aconchegante e por isso, em seu propósito de ser diferenciado e ter de fato essa atmosfera mais desencana por assim dizer, acredito que o Vapiano acertou em cheio.
ResponderExcluirAgora concordo com você que filas exageradas e demora no preparo não são aceitáveis e nisso, aparentemente, em minha visita foi um pouco trabalhado e melhorou, ou talvez de fato já tenha passado o período de novidade.
Novamente em relação ao preço, achei condizente com a minha expectativa ao observar o local e achei também uma boa variedade de opções em relação ao valor, na casa dos 20 aos 30 reais por prato. Em termos de quantidade, a porção de macarrão realmente não serve satisfatoriamente duas pessoas, muito embora depois da salada e entrada eu não tenha terminado o meu prato que veio mais bem servido que o do Vitor, talvez pelo tipo de massa ou demais ingredientes.
Enfim, obrigada pela opinião! Com certeza enriquece o blog! E quem sabe não damos uma nova oportunidade ao Vapiano juntas, dessa vez saboreando uma pizza?!
Beijos e Obrigada!