sábado, 16 de fevereiro de 2013

Expectativa vs. Realidade


 Bem vindo ao Blog Crítica Culinária



Sempre que escolhemos um estabelecimento que oferece um serviço que nos interessa, todos criamos expectativas de sermos bem atendidos com um mínimo de cortesia e educação, partindo do princípio que tais estabelecimentos dependem de seus clientes e das conexões destes com outras pessoas que eventualmente trazem prestígio e sucesso à um negócio: O famoso boca a boca. Além disso, esperamos receber o produto que nos foi oferecido, seja por meio de anúncios, jornais, cardápios e quando essas expectativas não são atendidas isso frequentemente gera uma sensação de que o investimento não foi válido.


Quem aqui nunca foi a um restaurante de fast food e salivou com imagens de um lanche enorme e acabou recebendo pão e salada murcha com um hamburguer metade do tamanho anunciado? O resultado: Frustração e péssima publicidade.









Mas como saber de antemão se um local oferece de fato o que seu marketing ou até mesmo sua fachada anuncia?





No exterior, os críticos de comida representam uma profissão aclamada que procura oferecer dados subjetivos e objetivos que possibilitem ao consumidor avaliar o benefício de visitar uma unidade de alimentação, seja um restaurante, uma lanchonete ou um bar.




Dentre os parâmetros subjetivos podemos considerar aqueles que são completamente dependentes do público que os procura, de modo que não podemos criticar determinado local por não ter um ambiente formal se o público alvo deste local é voltado pra adolescentes. É possível, no entanto, redirecionar o público que procura algo mais refinado ou até mesmo poupar os jovens de uma noite entediante em um restaurante.

Entretanto, independente do público, um local quente, barulhento e com péssimo atendimento não é aceitável para a grande maioria dos consumidores perfazendo assim os parâmetros objetivos.

Assim, os parâmetros objetivos que serão considerados para cada estabelecimento serão:

Acessibilidade: Localização, facilidade e segurança de estacionamento nos arredores do local
Ambiente: Adequação do ambiente do local ao proposto relativo a temperatura, acolhimento e nível de barulho
Atendimento: Cortesia dos garçons e demais funcionários da casa
Tempo: Tempo de atendimento pelos garçons, tempo para preparação dos pratos e para obtenção da conta
Qualidade: Adequação das preparações em relação ao que foi proposto pelo cardápio do local, acurácia entre o que foi pedido e o recebido (pratos ou bebidas erradas)


Cada parâmetro será graduado de 1 a 5 pontos, sendo:

1: Completamente insatisfatório
2: Parcialmente insatisfatório
3: Regular
4: Bom
5: Excelente


Ao final da avaliação o estabelecimento receberá a familiar avaliação de estrelas de 1 a 5 estrelas, sendo:

1 estrela: 5 pontos
2 estrelas: 10 pontos
3 estrelas: 15 pontos
4 estrelas: 20 pontos
5 estrelas: 25 pontos


Sempre que pertinente informações subjetivas serão adicionadas a cada categoria, sendo estas opiniões pessoais e variáveis de acordo com o contexto de cada um.

Gostaria de salientar ainda, que todas as informações oferecidas representam a opinião pessoal da autora com o objetivo de facilitar a seleção e satisfação do consumidor frente aos serviços oferecidos em determinada região.

Comentários e opiniões dos consumidores são sempre bem vindos!

Obrigada
:)



Um comentário:

  1. Olá! Eu e minha esposa estamos começando um blog sobre os locais que visitamos na cidade que moramos atualmente e vi esta sua forma de pontuação.
    Gostaria de saber se você se importaria se eu copiasse (com link explicando que vimos tudo aqui).

    Abraços e obrigado desde já.

    ResponderExcluir